sexta-feira, 10 de abril de 2009

OS PODERES ESTÃO DERRETENDO




Além do aquecimento solar que está derretendo a calota polar, no Brasil no meu entender, a confiança da população nos Poderes constituídos da República também está em processo de derretimento. Quer dizer, dois já derreteram, que são o Legislativo e o Executivo. Com relação ao último, está caminhando celeremente nesta direção. O Poder Judiciário que há anos atrás era o porto seguro do cidadão, hoje deixa muito a desejar. Em tempos passados, quando os juizes eram em menor número do que agora, trabalhavam praticamente sozinhos, tinham uma remuneração bem aquém da atual, não aconteciam tantos deslizes de conduta, como venda de sentença(lato sensu-acórdão também), concessão de hábeas corpus com base em vultosos pagamentos, liminares a rodo e prisão de magistrados(de quase todos os níveis por enquanto) como acontece atualmente.
Aparentemente é um contágio dos outros dois poderes que corrompem e são corrompidos, utilizam os cofres públicos como seus e nada ou quase nada acontece.
O Poder Judiciário, era em certa medida a última esperança de grande parte da população em quem ela confiava quase cegamente, o que hoje não acontece mais, pelo contrário; com a morosidade excessiva, decisões as mais estapafúrdias, aparente proteção a banqueiros, empresários e políticos de alto coturno.
O “zé pequeno” ao qual me incluo, deixa de recorrer em busca do que pensa ser o seu direito, ou quando recorre, arquiva o pensamento de quando terá uma decisão final justa, ficando isso para as calendas.
A coisa está tomando o caminho do ridículo e da desfaçates e aparentemente perdemos a vontade de nos indignarmos, ou nuca tivemos tal, sei lá.
A última, foi o requerimento do Ministro afastado do STJ, Paulo Medina, sem Exa., pois já não a merece, que foi pego com a boca na botija em operação da Polícia Federal onde foram presos três desembargadores do Rio de Janeiro e juizes, confidenciando ele a seu irmão e advogado de bicheiro, que também foi preso, sobre uma conta bancária onde havia um deposito de valor razoável, mas nada que enriquecesse.
Desde quando afastado em 2008, vinha recebendo sua remuneração, tendo carro com motorista, funcionários públicos à disposição, passagens aéreas e sei mais o que de mordomia; a única coisa que não podia fazer era judicar, e nem deveria.
Acontece que, em dezembro p.p., o STJ cortou estas sinecuras, ficando ele somente(somente?) com a sua bela remuneração. Vocês acreditam que este camarada recorreu ao STF reivindicando todas as benesses que lhe foram retiradas? Faça-me o favor!!!!
Está afastado do Tribunal, processado por corrupção, com um irmão que foi preso ao ser gravada conversa onde combinavam a remessa de quantias para sua conta corrente, e agora não tem o mínimo pudor em querer de volta as mordomias do poder.
Se fosse em um País sério( Inglaterra, por exemplo, se afastaria, não esperaria ser afastado ou renunciaria ao cargo. Se fosse no Japão, cometeria harakiri, mesmo que absolvido. Aqui, quem sabe devolverão o que reivindica, com juros e correção e pedirão desculpas? Esperemos


4 comentários:

  1. Realmente a justiça no brasil nao passa credibilidade e confiança ao cidadao brasileiro.
    Cidadao brasileiro quando algum conductor barbero batam no seu carro "por de trás" totalmente errado nao se iludam que mesmo sabendo que vc esté correcto, que a policia e a ou a perícia que só vem mediante de um pagamento de aproximadamente 1000.00 reais que sairá do bolso do conductor, vc pagará muito caro pelo erros dos outros e se nao possuir seguro que nao é obrigatorio no Brasil diga de passagem, terá que comprar uma bicicleta para se locomover!!!!
    Brasil ai meu Brasil é lindo mas tao injusto!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito pai, gostaria muito de ainda ver um pais justo e honesto. Te amo

    ResponderExcluir
  3. Dr. Danilo, estava com um nó na garganta e, lendo suas palavras, fiquei mais aliviado.
    Parabéns.

    ResponderExcluir