quinta-feira, 2 de abril de 2009

UM PAÍS ESQUISITO

Com a prisão pela segunda (fato raro) vez da empresária Eliana Tranchesi, dona da famosa loja Daslu, acusada de sonegação, contrabando e sei lá quantos artigos mais do C. Penal, a elite brasileira, digo, paulista, poucos em relação aos 190 e qualquer coisa milhões de brasileiros, mas com uma força danada de manipular os meios de comunicação, saíu em defesa da sonegadora confessa, tendo em vista que já procedeu a alguns acordos com as Fazendas Públicas que a autuaram.
Agora, todo mundo dá palpite sobre a prisão da empresária, inclusive eu. Quem entende muito de direito penal, quem entende pouco e até quem não entende nada.
Primeiro, alegam que a dosimetria da pena (esta palavra era da química nuclear) hoje utilizada no Direito Penal, quer dizer a dosagem das condenações é um exagero, foi condenada a 94 anos e mais seis meses de prisão, quase um século;
Em segundo lugar, dizem que ela está com câncer e deve fazer o tratamento fora da prisão. Conclusão. Foi presa na quinta e saiu na sexta.
E em terceiro ponto, quem concedeu o habeas-corpus foi o STJ(instância superior), quando a prisão foi ordenada por uma juíza da primeira instância e o TRF-2°instância estadual não havia sido ainda acionado. Dizem que a matéria seria a mesma da primeira prisão. Qualquer aluno do final do primeiro ano de direito sabe o que estou querendo dizer.
A conclusão que se chega é que, prender rico, branco e de olhos azuis(o Lula disse isto) no Brasil é só de mentirinha e para a Rede Globo vender muita matéria e fazer a cabeça do povão, que a esta hora está totalmente contra a prisão.
Quando o Fernandinho Beira-Mar(preto de olho preto) foi preso e levado para longe do Rio de Janeiro, com as suas penas contabilizando uns dois séculos, todo mundo achou bom, inclusive eu.
Pergunto a vocês, os Crimes do Beira-Mar são maiores do que de Eliana Tranchesi? Ele vende cocaína e outras coisas, destrói a juventude e corrompe os poderes da nação.
Dizem que a dona da Daslu sonegou quase 1 bilhão de reais. Com a sua sonegação, escolas não são construídas, policiais não são contratados, hospitais públicos deixam de ser construídos ou mães pobres e seus filhos morrem no parto ou de dengue por falta de atendimento adequado, além de corromper alguns certamente.
Quanto a tal pena de 94 anos e seis meses(não sei porque esta beirada), podem ficar tranquilos, pois se a sentença que a condenou um dia transitar em julgado(quer dizer, não couber mais recursos), ela somente cumprirá 30 anos, o que também não é verdade, pois há a progressão de regime, ou seja, a diminuição da pena. Em suma, aposto uma pinga e um torresmo que ela não fica um dia na cadeia.
Para encerrar. Se a dona da DASPU fosse presa por sonegação, ela estaria solta? Perguntar não ofende.

6 comentários:

  1. Oiiiii maravilhosooooooo o texto....sem puxar o saco que eu sei que vc nao gosta...mas tb aposto uma rodada de pinga e um torresminho que ela nao vai ser presa e que o povo brasileiro está morrendo de pena que ela possa ir para prisao estando doente..tadinha!!!Que deus a ajude sair dessa um beijooooooo te amoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Pai coloca aquele do nilton cardoso!!! sobre nossas Minas Gerais!!!bjao

    ResponderExcluir
  3. marlisotte@hotmail.com2 de abril de 2009 às 17:01

    Esse é o Dr. Danilo!!!...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana titio!! Ta de parabens e vou visitar mais o seu blog (brincadeira eu nao ter sido comunicado ne...te perdoo, rs)
    Tambem penso assim e fico indignado com a manipulacao que alguns individuos, atraves de seus veiculos de comunicacao fazem com o povo marcado, povo feliz!
    Se existem leis e direitos sao para ser cumpridos!
    Mas como diz o outro e o BRASIL!

    A pinga, o torresmo, a brahminha e um queijo estao de pe...
    beijo e parabens!
    Bruno Pimenta Dayrell
    bpdayrell@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. EI PROFESSOR!!ADOREI SEU BLOG. SUA FOTO TÁ DEMAIS.TÁ PARECENDO O PAULO AUTRAN. A DIFERENÇA É QUE O SENHOR TÁ VIVINHO DA SILVA. E RESPONDENDO A PERGUNTA NO FINAL DO TEXTO. CERTAMENTE A DONA DA DASPU ESTARIA PRESA E NINGUÉM IA ACHAR ESTRANHO, AFINAL ELA NÃO É LOIRA, NÃO É RICA, NÃO SAI EM COLUNA SOCIAL E NEM ESTÁ COM CÂNCER. NO FINAL DAS CONTAS PARA NÓS BRASILEIROS, NAÕ ESTRANHAMOS VER POBRE NA CADEIA E SIM OS COITADINHOS DOS RICOS. BEIJOS,
    ANDREA (O JOHN MANDA ABRAÇOS!!!)

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Danilo.
    Infelizmente este é um dos muitos acontecimentos que fazem parte da nossa dura e sofrida realidade, e que nos entristecem tanto.
    Não sei se conseguiremos reverter este quadro, pois antigamente eles nem sequer eram noticiados e agora o são, porém, como o Sr. mesmo disse, com atenuantes e apelos emocionais afim de amenizar e por muitas vezes tornar o ato ilícito, lícito.
    Hoje o mais correto seria modificar aquela famosa máxima para: AOS RICOS A "LEI", AOS POBRES O EXCESSIVO RIGOR DA LEI.
    Um grande abraço.
    Fábio A Freitas

    ResponderExcluir